Empresários chineses avaliam investimentos no turismo do Espírito Santo

Foto: Brenda Silva - SETUR

Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Economia No dia: 2 de setembro de 2024


A Secretaria do Turismo (Setur) recebeu, nesta terça-feira (20), a visita de empresários chineses interessados em investir no Espírito Santo. Os representantes da empresa Zhongtuo Co., da província chinesa de Sichuan, que atua em vários setores como imobiliário, hoteleiro, de energia e proteção ambiental, vieram ao Espírito Santo para conhecer projetos do Governo e avaliar o potencial turístico capixaba, com o objetivo de instalar uma base na região e potencializar os recursos locais.

Os empresários chineses demonstraram interesse em ir além de um simples investimento, buscando estabelecer protocolos de cooperação com o Governo do Estado para impulsionar o turismo tanto no Espírito Santo quanto na China. “Esse pode ser o primeiro passo para apresentar o Espírito Santo para a China, iniciando um projeto voltado para o turismo de esportes de aventura, já que esse é um dos pilares do projeto turístico daquele país”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos.

Durante a reunião, os executivos chineses destacaram que o modelo de turismo deles se baseia em três pilares fundamentais: promover o turismo histórico, atrair grupos interessados em turismo de aventura e desenvolver o turismo voltado para competições esportivas. Outro ponto do interesse dos chineses é o desenvolvimento em esportes aquáticos, principalmente kitesurfe, modalidade em alta na China. A ideia é trazer turistas para a prática da modalidade no Estado, com a possiblidade também de investir em campeonatos. Essa abordagem integrada pode abrir novas frentes de desenvolvimento para o Espírito Santo, alinhando os interesses tanto do Brasil quanto da China.

Philipe Lemos também reforçou a posição do Estado como um dos principais polos geradores de empregos no Brasil, ocupando a 10ª posição nacional. Ele destacou os diversos atrativos turísticos do Espírito Santo, como o turismo gastronômico, o agroturismo e o turismo de experiência, que se estendem por todo o território capixaba, de norte a sul.

“A visita dos empresários chineses marca o início de uma potencial parceria que pode trazer benefícios econômicos e culturais para o Espírito Santo, consolidando o Estado como um destino turístico estratégico no Brasil”, ressaltou o secretário.




RELACIONADOS