Em eleição apertada Dr. Antonio é eleito prefeito de Itapemirim para mandato de dois anos


Publicado por: Redação Em: Política No dia: 6 de junho de 2022


A população de Itapemirim foi às urnas no último domingo (5) para escolher o novo prefeito, em eleição suplementar. O escolhido foi Dr. Antônio, com 50,12% dos votos (13.062). A diferença para o segundo colocado, Zé Lima, foi pequena, que teve 48,11% dos votos (12.539), ou seja, apenas 523 votos de diferença.

O município de 35.456 eleitores precisou realizar novo pleito porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu cassar os mandatos do prefeito eleito em 2020, Thiago Peçanha (Republicanos), o Dr. Thiago, e de seu vice, Nilton Santos (Republicanos), o Niltinho, por abuso de poder político. Entre as ilegalidades, nomeações de servidores que ocorreram no ano eleitoral de 2020 foram consideradas irregulares pela Justiça.

Dr. Antônio já havia disputado a última eleição, ficando em segundo lugar, com 46% dos votos. A diferença para o então eleito, Thiago Peçanha, foi de apenas 5%. Thiago teve 51% dos votos.

Dessa vez, no entanto, com uma eleição feita sem muito prazo para os candidatos apresentarem suas propostas, Dr. Antonio conseguiu convencer o eleitorado e saiu vencedor.

As pesquisas divulgadas nessa semana, no entanto, apresentavam uma diferença maior, o que não se consolidou nas urnas. A vitória foi apertada e Itapemirim será administrada pelo terceiro médico consecutivo, depois de Dr. Luciano e Dr. Thiago.
Niltinho ficou em último com 1%.