EDITORIAL RADAR: Com o Samu, Cachoeiro segue avançando na área da Saúde

Prefeito Vítor Coelho (PSB) deixa sua marca com obras e ações que pareciam impossíveis

Publicado por: Redação Em: Editorial No dia: 31 de julho de 2020


Nesta última quarta-feira (29/07), com a publicação do edital de chamamento para implantação do Samu, Cachoeiro deu mais um importante passo para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde prestados na cidade.  A conquista é mais uma peça jogada com maestria pelo prefeito Vítor Coelho (PSB) que, desde que assumiu o Executivo Municipal, tem dado prioridade ao atendimento às pessoas que dependem do serviço público para o tratamento de suas doenças.

O Samu vai operar no município com quatro ambulâncias, sendo que uma delas terá equipamentos de suporte avançado, para socorrer pacientes em situação de urgência e emergência. As demais, uma de média complexidade e outras duas de rotina médica, compõem o conjunto de socorro imediato, que terá ainda equipes médicas treinadas especificamente para o atendimento aos pacientes de alta complexidade.

O prefeito, que para muitos parece tímido, deixa ainda no município uma marca de fazer inveja aos seus antecessores.  Sem alarde, fez aquilo que parecia impossível aos últimos prefeitos da cidade: desencantou o “Elefante Branco”, apelido dado pelo empresário Camilo Cola ao hospital do Aquidaban. Na verdade, apenas na atual gestão o hospital passou a fazer jus ao nome original, quando deixou de ser apenas mais uma repartição pública e passou a atender à população no pior momento da saúde pública já registrado no município, a pandemia mundial da Covid-19.

Como legado, ao fim dessa crise, o hospital do Aquidaban ainda herdará as benfeitorias e equipamentos mobilizados para o tratamento dos doentes da Covid. Ganha a população, ganham os pobres, ganham as crianças do município, que passaram a ter um serviço de saúde melhor e mais completo, com a transferência do Pronto Atendimento Infantil (PAI) para o Aquidaban. Para tanto, foi imprescindível o apoio e a participação do governador Renato Casagrande no processo, com a mão firme do Estado.

A gestão de Vítor Coelho fica ainda enriquecida com a reforma e ampliação de praticamente todas as Unidades Básicas (UBS) do município, sem falar na reestruturação do Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes, que tantas vidas tem ajudado a salvar, em especial daquelas pessoas acometidas pelo corona vírus. Muitos podem não gostar dele, outros podem até fazer vista grossa, mas a história já marcou um lugar de destaque para o prefeito Vítor Coelho: é aquele que chegou onde muitos achavam que era impossível. Foi lá e fez.