Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 26 de junho de 2024
Nesse domingo (23) aconteceu o Dia Mundial do Whistleblower, conhecido popularmente como Dia Mundial do Denunciante, data que reforça a importância daqueles que, movidos pela justiça, denunciam irregularidades, fraudes e atos de corrupção e, dessa forma, contribuem para a construção de uma sociedade mais ética e transparente.
De acordo com os dados mais recentes do Painel de Ouvidoria do Espírito Santo, a Ouvidoria-Geral do Estado registrou, no primeiro semestre de 2024, mais de 13 mil manifestações, entre denúncias, sugestões, elogios e pedidos de informação, número que reforça o engajamento crescente dos cidadãos nos canais de comunicação disponibilizados pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont).
Mas, por que é notável um crescimento exponencial da participação dos cidadãos capixabas em iniciativas relacionadas à transparência pública? A resposta é fácil. Ao longo do último ano, a Ouvidoria-Geral do Estado passou por modernizações importantes. Uma delas foi o lançamento do novo e-Ouv, ferramenta que não só proporciona uma gestão mais eficiente das demandas e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade, mas também garante segurança e anonimato aos denunciantes.
Atualmente, os capixabas também contam mais segurança para fazer denúncias por meio da criação do serviço ‘ES Sem corrupção’ e da aprovação da ‘Política de Proteção ao Denunciante de Corrupção’, que além de incluírem mecanismos para a recepção e investigação de denúncias, também garantem a proteção aos denunciantes.
Os investimentos na implementação de sistemas de qualificação dos serviços públicos foram fundamentais para a otimização do atendimento aos usuários, fator que refletiu no aumento considerável da satisfação dos usuários da Ouvidoria, que saiu da nota 2,92 para 3,03, em uma escala que vai de 0 a 5.
O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, destaca a importância da data que valoriza os cidadãos que reportam irregularidades. “Neste Dia do Denunciante, a Secont reafirma o seu compromisso com a transparência, a ética e a justiça. Celebramos a coragem daqueles que, ao denunciar, lutam contra a corrupção e contribuem para a defesa dos valores democráticos”, completa.
Para mais informações sobre os indicadores, acesse o site do Painel de Ouvidoria ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento.