Desenvolvimento regional capixaba é impulsionado com o Invest-ES

Uma consequência direta da aplicação do programa é a geração de empregos

Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Economia No dia: 22 de fevereiro de 2024


Levantamento do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do Espírito Santo de 2021, divulgado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), aponta que 76 dos 78 municípios capixabas registraram expansão entre 2020 e 2021. O resultado representa um avanço na atividade econômica e no desempenho dos municípios, considerando todos os bens e serviços finais produzidos.

O crescimento da economia de uma cidade, estado ou país é influenciado por diversos fatores, como o consumo das famílias, os investimentos governamentais em infraestrutura e os investimentos das empresas em equipamentos e mão de obra.

Nesse sentido, o Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), operado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), busca atrair investimentos privados para a implantação de novos empreendimentos e a modernização dos setores produtivos, por meio de incentivos tributários, como a redução do ICMS.
Com a implantação ou a expansão de empresas no Estado, o Invest-ES é uma estratégia para reduzir as desigualdades sociais e regionais, gerando empregos, renda e, consequentemente, melhorando a economia e a qualidade de vida do capixaba.

Em 2023, constatou-se que os benefícios fiscais oferecidos pelo Invest-ES propiciaram a realização de um investimento de R$2,4 bilhões na economia capixaba. Os projetos implantados no Estado têm levado oportunidade de negócios para diversos municípios do interior, como Sooretama, Brejetuba, Mimoso do Sul, Aracruz e Marechal Floriano.

Espírito Santo: polo atrativo de investimentos

Para a secretaria executiva do Programa Invest-ES, Eliamara Janaina Belchior de Jesus, o Espírito Santo se destaca como um ambiente propício para investimentos de empresas de outros estados. “Junto à localização geográfica, um fator que atrai os empreendimentos para o Estado é a boa infraestrutura logística: temos, por exemplo, a BR-101, que interliga todo o Estado, e o complexo portuário, que funciona muito bem. Isso permite que as empresas venham para o Espírito Santo e possam produzir e distribuir com facilidade seus produtos para outros Estados e países”, ressalta.

Uma consequência direta da aplicação desses projetos é a geração de empregos: até o momento, mais de 6,9 mil empregos foram previstos nos projetos aprovados no último ano. Isso reforça o compromisso do Bandes com o desenvolvimento regional equilibrado da economia, alinhado às perspectivas de inovação e sustentabilidade ambiental e social.

Invest-ES na prática

Um bom exemplo da importância do Invest-ES para nosso Estado pode ser visto ao pensarmos numa empresa do setor de logística que, motivada pela redução de impostos, vem para o Espírito Santo. Ao decidir se instalar em determinado município, é necessária mão de obra para construir as instalações e, claro, manter as operações diárias. Mas os benefícios não acabam por aí: uma empresa deste setor movimenta diversos outros, como a saúde, o varejo, e-commerce, serviços públicos e muito mais.

Além da atração de novos investimentos para o Estado, o programa de incentivo possibilita o desenvolvimento dos fornecedores locais e o adensamento da cadeia produtiva. “Como resultado das ações do Invest-ES, somos capazes não só de fomentar a economia regional, como agregar novos produtos para economia. Por meio dele, empresas de outros estados trazem produtos inovadores e as empresas locais atraem novos fornecedores para o Espírito Santo”, afirma a secretaria executiva do Programa Invest-ES.

Gostou do conteúdo? Leia mais sobre o Invest ES:
Sedes.es.gov.br/invest-es
https://bandes.com.br/Site/Dinamico/Show?id=29