Publicado por: Redação Em: Sem categoria No dia: 30 de julho de 2020
Foi concluída, nesta quarta-feira (29), a primeira etapa da nova fase do inquérito sorológico para identificar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, em Cachoeiro.
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizaram 681 testes rápidos em moradores de 13 regiões: foram 654 negativos e 27 positivos.
A iniciativa é da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que escolheu os municípios para receber a nova fase do inquérito, que será dividida em quatro etapas.
Os bairros e distritos percorridos, definidos pela Sesa, foram: União, Aquidaban, Nossa Senhora da Penha, Zumbi, São Luiz Gonzaga, Coramara, Valão, Recanto, Gilson Carone, Amaral, Itaoca, Conduru e Soturno.
Para a realização do inquérito, são feitos sorteios para definir a escolha das casas. Um morador, de cada imóvel, é selecionado para testagem e responde a um questionário sobre sintomas da Covid-19 e de doenças crônicas.
A equipe faz o encaminhamento necessário do paciente que testa positivo: se estiver assintomático, a orientação é a adoção do isolamento domiciliar; se apresenta sintomas, a recomendação é para que procure o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) ou, se os sintomas são leves, uma Unidade Básica de Saúde. Quando um morador testa positivo, todos os demais moradores do imóvel são testados.
“O inquérito é um fator muito importante para o município, porque vai nos dar um panorama da situação atual, para saber como está o cenário epidemiológico em Cachoeiro nesta nova fase. Essa pesquisa nos auxilia para tomada de novas decisões, visando o bem-estar da população”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.
Na primeira fase do inquérito, entre maio e junho, foram realizados 1.600 testes em Cachoeiro. As datas das próximas etapas da nova fase ainda serão definidas.