Corpo de Bombeiros Militar divulga a programação da Semana de Prevenção Contra Incêndio 2024


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 21 de junho de 2024


O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realizará, entre os dias 30 de junho a 07 de julho, a “Semana de Prevenção Contra Incêndio 2024”. As atividades fazem parte das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 02 de julho.

Durante a semana serão desenvolvidas diversas atividades. A programação terá início neste domingo (30), às 07h00, no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, em Vitória. O local será ponto de partida e chegada da já tradicional Corrida dos Bombeiros, este ano em sua 10ª Edição.

Este ano a Semana de Prevenção contará com uma do Exposição do Corpo de Bombeiros, além de algumas demonstrações de atividades operacionais, no shopping Moxuara, nos dias 29 e 30 de junho, e no shopping Vila Velha, nos dias 05, 06 e 07 de julho.

 

Semana da Prevenção Contra Incêndios

A Semana de Prevenção Contra Incêndios visa celebrar o Dia Nacional do Bombeiro (02 de julho) e conscientizar a população sobre os cuidados preventivos para evitar incêndios. A data faz referência ao Decreto Imperial assinado por Dom Pedro II, em 1856, que regulamentou pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndios. Naquela época, o alarme de incêndio, que era o badalar dos sinos, alertava a população para fazerem uma fila e, do poço mais próximo, pegavam água e a passavam por baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.

Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, em 1954, foi instituído o 02 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos bombeiros militares de todo o Brasil.

 

Dia do Bombeiro

Dia Nacional do Bombeiro é comemorado em 02 de julho. No Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), esses profissionais executam importantes missões diariamente. Com o lema “Vida alheia e riquezas salvar”, militares são acionados 24 horas por dia para atender situações de emergência.

O Corpo de Bombeiros atende a chamados de busca e salvamento de pessoas presas em elevadores, afogamentos, salvamento em locais de difícil acesso como alturas e montanhas, bem como vítimas de soterramentos, acidentes de trânsito, inundações e incêndios.

 

Programação 

  • Sábado e Domingo (29 e 30/06) – Exposição de Viaturas e Equipamentos –

Shopping Moxuara, Cariacica.

  • Domingo (30/06) às 07h – 10ª Edição da Corrida dos Bombeiros. Partida e chegada no Quartel do Comando-Geral, Enseada do Suá, em Vitória.
  • Segunda-feira (01/07) a sexta-feira (05/07) ­- Campanha Educativa CAT

Fiscalizações Temáticas, Área de atuação dos OBMs em todo Estado.

  • Terça-feira (02/07) às 08h00 – Solenidade Militar do Dia Nacional do Bombeiro, no Quartel do Comando-Geral, Enseada do Suá, em Vitória.
  • Quarta-feira (03/07) das 08h30 às 14h30 – Campanha de Doação de Sangue.
  • Quarta-feira (03/07) de 16h00 – Culto em Ações de Graças.
  • Sexta-feira (05/07) das 08h às 17h – 14º SESCIP – Seminário Capixaba de

Segurança Contra Incêndio e Pânico, Auditório do CAT, Vitória.

  • Sexta-feira (05/07) às 11h00 – Desafio da Escada de Emergência “Fire Escape Challenge”, QCG, Vitória.
  • Sexta-feira a Domingo (05 a 07/07) – Exposição de Viaturas e Equipamentos – Shopping Vila Velha, Vila Velha.
  • Sábado (06/07) às 07h – Desafio de Crossfit do CBMES, QCG, Vitória.
  • Sábado (06/07) de 07h – Encontro dos Bombeiros da Reserva do Espírito Santo no Quartel do Comando-Geral, Enseada do Suá, em Vitória (restrito aos bombeiros).
  • Sábado (06/07) de 10h – Simulado de Salvamento em Alturas, Taj Home Resort, Vila Velha, ES.
  • Domingo (07/07) às 6h15 – 26ª Triathlon dos Bombeiros, na Praia de Itaparica, Vila Velha.




RELACIONADOS