Coronavírus: cresce procura por atendimento psicológico no Cerest


Publicado por: Redação Em: Sem categoria No dia: 28 de agosto de 2020


O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador Cachoeiro de Itapemirim (Cerest – CI) tem registrado um aumento da procura por atendimento psicológico, por parte de profissionais com sintomas de enfermidades psicossomáticas.
De acordo com o Cerest, o crescimento da demanda está relacionado aos fatores estressantes e patológicos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).
O quadro de instabilidade e insegurança gerado pela situação de emergência em saúde tem contribuído para que trabalhadores apresentem comportamentos de ansiedade generalizada, síndrome do pânico e estado depressivo.
Esses trabalhadores, que são encaminhados ao Cerest por profissionais da área de saúde ou entidades sindicais, passam, primeiro, por uma triagem com enfermeiro e médico. Depois, são levados para o atendimento psicológico. Além do apoio clínico, nas consultas, os pacientes são orientados a praticar de atividades físicas e a buscar momentos de recreação com familiares e amigos, com o objetivo de aliviar o estresse.
Equipe
O Cerest-CI conta com uma equipe de profissionais especializados em saúde do trabalhador: enfermeiro do trabalho, psicólogo, técnico de segurança do trabalho, médico do trabalho, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos. Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro, o espaço atende colaboradores dos setores privados e públicos.
Para ter acesso aos serviços ofertados pelo Centro, o trabalhador precisa comparecer ao espaço, localizado na rua Raulino de Oliveira, nº 2, Centro, levando documentos como: carteira de identidade e de trabalho e cartão do SUS, além dos exames e laudos referentes à doença ou agravo e dos atestados médicos relacionados com a doença ou acidente de trabalho. O Cerest funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.




RELACIONADOS