Com preço da energia elétrica subindo, vale a pena investir em energia solar? Compare.


Publicado por: Redação Em: Economia No dia: 16 de junho de 2021


Caminhando para o terceiro aumento somente em 2021, a energia elétrica é mais uma despesa mensal indispensável que vai pesar no bolso do brasileiro. Diante desse cenário, muita gente começa a buscar alternativas. Uma delas é a instalação de energia solar, tanto para empresas, como para residências.
Quem atua no setor, como Maycon Valpasso, garante: o momento para investir em energia solar é agora. “É possível chegar até 95% de economia no valor total da sua fatura. Os outros 5% são taxas cobradas pela utilização de rede e também pela iluminação pública”, argumentou Maycon.

Maycon Valpasso: momento de investir é agora

“Existem aqui no Espírito Santo, duas grandes empresas importadoras de módulos fotovoltaicos, inversores e demais componentes do kit de sistema de geração de energia solar, a Fortlev Solar e a Fotus Energia Solar. O mais adequado ao cliente é procurar uma empresa integradora que faça uma proposta detalhada e personalizada de acordo com o histórico do seu consumo dos últimos 12 meses para compor o melhor projeto, de acordo com a necessidade. Existem empresas integradoras que cuidam de todo o processo desde a proposta, projeto e homologação junto à Escelsa até a instalação do sistema. A Energia Solar Solução é uma das empresas que prestam esses serviços”, explicou.
O valor do investimento vai variar de acordo com a necessidade da casa ou da empresa. Mas Maycon cita um exemplo: “em média anual, uma empresa que consome R$ 1.000,00 de energia precisa de um sistema de energia solar que gere uma potência de 20,4kwp. Um projeto nessa demanda fica em torno de R$ 40.000,00, podendo variar de acordo com as especificações técnicas do sistema adequado para cada tipo de cliente”.
Mas ressalva: “cada projeto é único e pode variar os preços de acordo com o tamanho da potência necessária em kWp. Para ter precisão de valores é necessário o envio de uma fatura atualizada de energia elétrica com o histórico de consumo dos últimos 12 meses para que seja dimensionado o projeto perfeito para a sua necessidade”.
É possível recuperar todo o investimento em quatro anos. “Se optar pelo pagamento à vista, o payback acontece em quatro anos. Se for financiar em 60 meses, por exemplo, o investimento tem seu retorno também”, explicou Maycon.
Atualmente, o Estado que mais possui energia solar é Minas Gerais, no entanto, o Espírito Santo está em franco crescimento. O tempo de instalação de um sistema gira em torno de 30 a 45 dias. Para dúvidas e outros esclarecimentos, basta entrar em contato: (28) 99921-8812.




RELACIONADOS