Publicado por: Redação Em: Política No dia: 19 de março de 2022
Dando sequência à série de consulta pública para avaliar o desempenho dos vereadores do Espírito Santo, o Radar 365 perguntou dessa vez para os moradores da Serra quem eles consideram como parlamentar mais atuante. Na semana em que se comemorou Dia da Mulher, a vencedora foi Raphaela Moraes (Rede), com 38,5% dos votos. Foram 74.703 votos únicos. Um recorde até o momento, superando a votação de Vitória, que escolheu Karla Coser e teve mais de 50 mil votantes.
O site Radar 365 entrevistou a vencedora Raphaela Moraes (REDE). Leia!
– Por que decidiu ingressar na política?
Raphaela – Para contribuir com a minha experiência de gestão pública para uma sociedade para mais justa e defender a causa que eu acredito e milito há muitos anos que é causa animal. – Como tem sido o desempenho do mandato até o momento?
Raphaela – Fui a vereadora que mais apresentou projetos nos primeiros 100 dias de mandato no Espírito Santo e a que mais apresentou projetos na Serra em 2021.
Sou a autora do projeto que deu origem à Frente Parlamentar de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e sou a atual presidente.
Graças a minha defesa ao direito dos animais, pela primeira vez na história do Espírito Santo um município investirá R$ 3.000.000,00 (três milhões) em um ano na causa animal, sendo R$ 600.000,00 (seiscentos mil) de emendas parlamentares.
– Quais os principais desafios para um vereador na capital do Espírito Santo?
Raphaela – Fiscalizar e acompanhar as demandas do município em tempo real. Conseguir atender e entender os anseios da comunidade.
– Como tem sido a relação com o Poder Executivo?
Raphaela – Relação republicana de independência, onde os projetos apresentados pelo Executivo que sejam bons para a cidade têm meu voto.
Porém, infelizmente os projetos de minha autoria, aprovados pela Câmara Municipal, são vetados pelo Executivo mesmo com pareceres jurídicos favoráveis e grande relevância para a população.
Além disso, questiono sempre o que entendo necessário e denuncio o que for imoral, ilegal ou trouxer prejuízos.
– Qual a sua avaliação da atual gestão da Serra-ES?
Raphaela – As obras que estão sendo feitas, de maneira lenta pela atual gestão, foram encaminhadas, através dos financiamentos, pelo ex prefeito Audifax Barcelos, como por exemplo a Rotatória do Ó, em Laranjeiras.
O Hospital Materno Infantil foi uma obra que Audifax entregou ao Governo do Estado em setembro de 2020 e somente agora entrou em funcionamento acompanhado de diversas reclamações. Infelizmente, na área da saúde o atendimento básico a população está catastrófico e calamitoso.
Todas as vezes que cobro na tribuna é em prol da população e porque observo que a cidade poderia estar em uma situação muito melhor do que se encontra.
– O que ainda não foi feito em seu mandato que pretende fazer?
Raphaela – Continuar lutando pelo fim das desigualdades. Quero focar, principalmente, em lutar por mais políticas públicas para as mulheres e para os animais abandonados da nossa cidade.