Publicado por: Agencia de Notícias Em: Geral No dia: 10 de agosto de 2022
A passagem de um ciclone extratropical, que se formou entre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta, 10, provocou estragos em Santa Catarina. Até o fim da manhã, o Corpo de Bombeiros já havia registrado o atendimento de 93 ocorrências no Estado. Além de ruas alagadas e enxurradas, os ventos, que podem chegar a 100km/h, derrubaram placas, telhas e outras estruturas.
De acordo com informações da Defesa Civil de Santa Catarina, 17 pessoas ficaram desabrigadas e alagamentos e deslizamentos foram registrados em 29 municípios. Moradores compartilharam registros dos estragos nas redes sociais.
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, um plano de contingência foi adotado em conjunto com a Defesa Civil para atender as ocorrências. Em algumas cidades, como Joinville e Balneário Camboriú, as aulas do período da tarde foram suspensas para as escolas da rede municipal.
A Defesa Civil catarinense recomenda que a população evite sair de casa sem necessidade. Os registros do órgão apontam que o centro e o leste do Estado foram as regiões mais atingidas pelas fortes chuvas e ventos, que provocaram alagamentos, inundações, deslizamentos, enxurradas, quedas de postes, placas e árvores e queda de energia.
Gente mds olha isso
Tendo ciclone em Santa Catarina aqui onde eu moro pic.twitter.com/cqxumOVB13— Mikeeh (@Mikeehw) August 10, 2022
Entre as outras recomendações da Defesa Civil, estão evitar dirigir em locais alagados, ficar atento a movimentos de terra e inclinação de postes e árvores e, em caso de vendaval, buscar um local abrigado longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Ainda em Balneário Camboriú, a estrutura do Dejour Club, autointitulado o primeiro clube flutuante do mundo, foi vista à deriva nas águas. O clube, que estava ancorado na região da Barra Sul, se soltou com a força dos ventos que atingem a cidade litorânea. A inauguração estava prevista para ocorrer em breve. Imagens gravadas de um barco mostram parte da estrutura afundando.
Santa Catarina BALNEÁRIO CAMBORIU. RESTAURANTE FLUTUANTE. Atingido pelo ciclone/tufão pic.twitter.com/ulOQnOoKEW
— Ricardo Salik (@RicardoSalik2) August 10, 2022
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido avisos de chuvas fortes, rajadas de vento e queda de temperatura para diferentes regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná e também para as cidades do litoral de São Paulo.
O ciclone extratropical que atinge o nosso estado de Santa Catarina continua causando danos.
Nesse flagrante é possível ver a placa do Fort Atacadista não aguentando os fortes ventos e desabando. Por um milagre um carro não é atingido.
Que Deus proteja e guarde o nosso povo! 🙏🏻 pic.twitter.com/VNufKGTPaR
— Paulo Filippus (@paulofilippus) August 10, 2022
Fonte: Estadão