ARSP realiza visita técnica a Agência de Mato Grosso do Sul para conhecer experiência na gestão de saneamento


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 20 de maio de 2024


A Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), por meio da Gerência de Resíduos Sólidos, esteve na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) para conhecer as práticas de regulação e fiscalização dos Serviços Públicos de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos. A visita teve início na segunda-feira (13) e terminou nessa quinta-feira (16).

De acordo com a gerente Jéssica Novelli, a agenda institucional foi importante para adquirir novos conhecimentos. “A visita institucional proporcionou networking e conhecimento das práticas regulatórias e fiscalizatórias adotadas pela AGEMS no setor de Resíduos Sólidos, além das visitas técnicas realizadas”, explicou.

Ainda segundo a gerente o trabalho da AGEMS nos municípios é singular. “Além de realizar as ações de regulação, de controle e de fiscalização, também executam atividades de Educação Ambiental sobre resíduos sólidos e sobre o trabalho desenvolvido pela Agência”.

Outra boa experiência foi a visita no município de Maracaju, onde foi possível conhecer as ações de Educação Ambiental, a Triagem, a Unidade de Tratamento de Resíduos e o Transbordo, do município, que já adquiriu 100% da sustentabilidade econômica financeira. “Atualmente, muitos municípios não conseguem cobrir os custos dos serviços públicos de Limpeza Urbana e Manejo de resíduos sólidos com a taxa cobrada ao usuário. Maracaju consegue cobrir todos os custos do serviço”, ressalta.

A gerente da ARSP também visitou o Hospital São Julião que tem responsabilidade socioambiental, sendo o único do Brasil e da América Latina com Certificado Rumo a Lixo Zero, concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, com 82% de desvio para aterro e incineração. Além da Empresa Berpram Ambiental que gerencia os Resíduos dos Grandes Geradores.

Todas as iniciativas adotadas pela Agência e pelos municípios de Mato Grosso do Sul favorecem a mudança cultural da população com a relação ao resíduo produzido, promovendo um meio ambiente sustentável e desenvolvimento econômico do município e de famílias.