Após polêmica sobre uso de hidroxicloroquina, médico se manifesta através de carta


Publicado por: Redação Em: Saúde No dia: 10 de julho de 2020


O médico Marlus Thompson publicou nota se manifestando sobre a polêmica com o vice-prefeito Jonas Nogueira durante essa semana em Cachoeiro. Após o debate sobre o uso da hidroxicloroquina, o chefe da UTI do hospital do Aquidaban se manifestou. Confira na íntegra:

“Gostaria de usar esse canal para deixar claro que meu compromisso é primeiramente com Deus. A Ele toda honra e toda a glória.
E no exercício da minha profissão meu compromisso se estende aos pacientes sob meus cuidados e aos seus familiares.
Não faço uso político da minha profissão, bem como não tenho compromisso nem com políticos de direita nem de esquerda, e portanto a NENHUM deles me submeterei.
Quem quiser fazer uso político daquilo que falo ou falei é livre para fazê-lo. A cada um pertence a interpretação e defenderei eternamente o direito de todos se expressarem livremente. Mesmo que seja para me acusar ou tentar me ofender ou intimidar.
A democracia pede bocas livres para falar (dentro dos limites da lei claro) e ouvidos igualmente livres para ouvir, inclusive aquilo que não gostamos, queremos ou achamos justo.
Quem tem boca democrática para falar e ouvido comunista ou facista para ouvir talvez ainda não tenha aprendido o que significa de verdade essa tal de democracia.
Não irei me vangloriar das mensagens de apoio que venho recebendo, apesar de muito agradecido a todos.
Nem tão pouco irei me defender das inúmeras agressões que venho sofrendo, pelo contrário, irei orar de verdade por quem as faz.
Minha defesa é o meu Deus, a minha família, os meus amigos e a minha história de 20 anos de medicina, destes quase 16 dedicados à região Sul do ES (Cachoeiro, Marataízes e Itapemirim).
Tudo o que fiz até hoje, as pessoas que pude ajudar, minha história no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, o trato com meus pacientes, essa é a minha maior e suficiente defesa profissional. Não preciso me estender em tentativas outras de rebater algumas acusações, que considero injustas.
A outros que eu possa ter ofendido ou até prejudicado eventualmente, minhas sinceras desculpas.
E que Deus a TODOS, ressalto TODOS, abençoe”. 

Marlus Muri Thompson
CRM ES 6332