Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Educação No dia: 17 de janeiro de 2024
Amanda Teixeira Zampiris, aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marcondes de Souza, localizada no município de Muqui, é uma das únicas quatro estudantes da Rede Pública do País a alcançar a nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que foi divulgado, nessa terça-feira (16), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com a temática proposta “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a estudante contou ter dissertado sobre o machismo que existe na sociedade, bem como sobre a sociedade patriarcal que faz com que o trabalho das mulheres seja menos valorizado.
“Se eu puder dar uma dica é para não perder o convívio social. Tem que estudar ao máximo, testar, mas também não pode viver em função disso, não pode perder o convívio da família, dos amigos. Isso sobrecarrega a gente, que fica nervoso e acaba que não dá certo. Eu controlava bem a minha vida social e minha vida estudantil”, contou a estudante Amanda Teixeira Zampiris.
A professora de Redação Camila Renostro ressaltou que a estudante sempre se destacou em suas aulas e no curso preparatório do Programa Pré-Enem. “Ela fazia todas as atividades semanais que nós disponibilizávamos na ‘Plataforma Letrus’, com notas que variavam entre 800 e 900 pontos. Com certeza, este foi um grande diferencial para esta conquista da Amanda”, disse a educanda.
Plataforma Letrus
O Programa Letrus permite que o estudante escreva redações sobre diferentes temas e obtenha correções e orientações imediatas. Por sua vez, os educadores recebem dados e gráficos sobre o desempenho da sala e dos alunos, podendo, individualmente, utilizar estas informações para auxiliá-los e também na preparação e desenvolvimento das aulas.