Mário Louzada
É gestor ambiental, ex secretário de agricultura do ES, ex presidente do IDAF e ex secretário de meio ambiente de Cachoeiro.

A conversa fiada de Zema!


Publicado por: Mário Louzada Em: Colunistas No dia: 9 de agosto de 2023


 

Por duas vezes o governador de Minas Gerais Romeu Zema fez declarações preconceituosos e equivocadas contra os estados nordestinos. A última dele foi dizer que o Consud- Consórcio dos estados do Sul e Sudeste está se preparando para enfrentar os estados nordestinos pois esses produzem pouco e recebem muito do governo federal.

Nas palavras de Zema “os estados nordestinos são como vaquinhas que produzem pouco”
Fico imaginando a vergonha que políticos mineiros como Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves devem estar sentindo, lá do descanso eterno, em ver o estado natal deles sendo governado por um sujeito de pouca estatura política e que não está a altura da grandeza das Minas Gerais.

Zema parece desconhecer os fatos históricos que criaram uma lacuna econômica entre algumas regiões do Brasil ou pior, mente sobre as diferenças regionais com o firme propósito de criar um ambiente favorável a um extremismo político pautado em uma divisão regional. Com esse discurso ele imagina que irá aglutinar em torno de si o espólio político do inelegível Bolsonaro e assim dar viabilidade ao seu sonho, ou seria devaneio, de virar presidente do Brasil, ou seria presidente do Sul/Sudeste?

Fato concreto é que Zema, sentado sobre sua pequenez política, parece não saber, mesmo depois de 05 anos à frente do governo mineiro, que o seu estado é mais endividado do que qualquer um dos nove estados nordestinos. Parece desconhecer também que grande parte dos municípios mineiros tem IDH menor que dos municípios nordestinos, aliás ele deveria saber também que faz muito tempo que o nordeste cresce mais do que o resto do Brasil.

Esse tipo de discurso é danoso e não agrega em nada nesse momento em que precisamos de menos conversa fiada e mais ações concretas para diminuirmos os abismos econômicos e sociais existentes entre as regiões e com isso conseguirmos em fim sermos um Brasil para todos.