
Publicado por: Redação Em: Geral No dia: 27 de outubro de 2025
Morreu na tarde desta segunda-feira (27/10) o advogado Sergio Bermudes, considerado um dos maiores processualistas do Brasil. Ele foi vítima de sepsia respiratória.
Nascido em Cachoeiro do Itapemirim (ES), em 1946, ele fundou o escritório Sergio Bermudes Advogados em 1969. A banca hoje está estabelecida no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Brasília e em Belo Horizonte.
Na década de 1970, Bermudes defendeu a publicitária Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog, assassinado por agentes da ditadura militar em 1975. Em 1978, ao analisar a ação, um juiz federal declarou que Vladimir morreu de causas não naturais e condenou a União a indenizar a família da vítima. A sentença transitou em julgado, mas não foi cumprida.
Ainda naquela década, o advogado começou sua carreira de professor universitário como assistente na Faculdade de Direito da Universidade da Guanabara (antigo nome da Uerj) e na Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, da qual se tornou titular. Mais tarde, assumiu uma cadeira na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).


