Publicado por: Redação Em: Política No dia: 30 de julho de 2025
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, está retornando hoje (30) de suas férias. Nesse período em que ele esteve fora, quem conduziu o município foi a sua vice-prefeita, Shymenne de Castro. E ela mostrou os motivos pelos quais foi a escolhida para o cargo.
Shymenne foi mais um dos acertos de Euclério enquanto prefeito. E foram as urnas que disseram isso: quase 90% dos votos em sua reeleição. E, por mais que parece simples, não é todo prefeito que consegue sair de férias tranquilo. Uns preferem esconder, outros não tem condições porque as relações com o vice são conflituosas ou carecem de confiança. Não é o caso. Euclério saiu de férias e postou tudo em suas redes sociais, ao lado de sua família.
Enquanto isso, Shymenne conduziu a prefeitura como prefeita fosse. E foi. Interinamente. Durante sua interinidade, foi possível até realizar entregas: início de pavimentação de rua no bairro Rio Branco; operação da Guarda Municipal para reforçar segurança nos ônibus; entrega de laboratório maker na escola de Nova Esperança; a inauguração dos totens de segurança em parceria com o Governo do Estado; entre outras ações.
Shymenne, para além de vice-prefeita, é alguém que vive a cidade e a gestão pública há muitos anos. Servidora efetiva há mais de 20 anos, já transitou por vários setores e conhece a máquina como poucos. Quer saber algum número, algum dado financeiro? Chama a Shymenne que ela te fala. Nem precisa do Google ou ChatGPT. Sua vivência nas camadas mais profundas da prefeitura, tendo sido Secretária de Governo e Recursos Humanos e também subsecretária da Fazenda, além de gerente de contabilidade, lhe deram o conhecimento que o dia a dia acaba entregando, naturalmente. Conhece com os próprios olhos, não de ouvir falar.
Pode parecer pouco, mas outro sinal claro do prestígio de Shymenne e da grandeza de Euclério, foi o governador Casagrande participar nessa segunda-feira (28) em Cariacica da inauguração dos totens de segurança. Shymenne, nessa ocasião, era a prefeita em exercício. É difícil ver o governador fazer agenda nessas ocasiões em que o prefeito “não está”. Mas o desprendimento de Euclério, aliado a firmeza de Shymenne, fizeram com que isso fosse possível.
Euclério e Shymenne vão mostrando como é possível ter uma relação política diferente do que o mercado está acostumado a ver. Onde interesses pessoais, vaidades e egos não se sobrepõem ao que de fato importa: governar a cidade para as pessoas e fazer a máquina pública funcionar com força total.