Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Política No dia: 25 de julho de 2025
Depois de perder o Processo de Eleições Direta (PED) do PT de Cariacica no voto, o grupo do deputado federal Helder Salomão teve que amargar outra derrota. Ao tentar derrubar no tapetão a chapa vencedora, a Câmara de Recursos do PT Nacional negou, por 5 votos a 2, o pedido de anulação da eleição.
O pedido havia sido feito pela chapa “A Estrela tem que brilhar”, encabeçada pela vereadora de Cariacica Açucena (PT), que, além da anulação da eleição, também pediu a instauração de processo disciplinar contra a chapa “Construindo uma nova Cariacica” e a expulsão do líder da chapa, o petista Luiz Carlos Gaurink, do partido. Foi tudo negado, e Gaurink segue presidindo o partido em Cariacica.
Na internet, os comentários são os diversos. Alguns, em tons de brincadeira: “já pode pedir música. Perderam três vezes”. A bem da verdade é que, apesar da manobra interna, o grupo de Helder Salomão sofreu mais uma derrota, mostrando que pode estar enfraquecido no momento em que os petistas não radicais, mais abertos ao diálogo e com portas abertas com a atual administração de Euclério Sampaio, vão ganhando força e espaço.
Esses movimentos, embora internos no âmbito partidário e apenas em âmbito municipal, pode sinalizar para 2026: grupos políticos ligados ao atual prefeito tendem a ter mais musculatura para enfrentar processos eleitorais.