Os sinais da eleição interna do PT para o futuro político de Cariacica

Helder Salomão (c) já não tem essa força toda e Euclério Sampaio mostrou sua capacidade e resiliência de conduzir e dialogar com todos os espectros político

Publicado por: Redação Em: Política No dia: 16 de julho de 2025


O que uma eleição interna de um partido desgastado nacionalmente como é o PT pode ter a ver com o futuro político de Cariacica? Muita coisa. E os sinais deixados pelo Processo de Eleição Direta (PED) petista mostram que um novo tempo político pode estar começando em Cariacica, sepultando antigas lideranças e levando o prefeito Euclério Sampaio a função de timoneiro desse navio que promete navegar ainda por muitos mares.

O PED de Cariacica foi um recado muito claro para o mercado político: Helder Salomão já não tem essa força toda e Euclério Sampaio mostrou sua capacidade e resiliência de conduzir e dialogar com todos os espectros políticos. O motivo? A candidata à presidência do PT de Cariacica, a vereadora Açucena, foi derrotada por Gaurink, atual presidente da sigla e que goza de prestígio junto ao prefeito.

Euclério, como se sabe, está ideologicamente distante, para não dizer antagônico, aos petistas. Mas como bom político que é, sabe a importância do diálogo, mesmo com aqueles com os quais discorda. É a postura esperada de um líder político que coloca os interesses de sua cidade acima das questões partidárias. E isso ele tem feito.

A eleição do PT de Cariacica teve dedo de Euclério. Ele pode não confirmar, mas só o fato de ser Gaurink o único com porta aberta para dialogar com o prefeito já influencia, afinal, quem vai querer o PT isolado politicamente, atendendo apenas a interesses de seus figurões que se utilizam do partido para se viabilizarem eleitoralmente e, depois, abandonam suas bases? Foi o que a eleição mostrou. Isso porque, Açucena teve o apoio de nomes de peso dentro do partido: além de Helder Salomão, os deputados estaduais João Coser e Iriny Lopes, e o senador Fabiano Contarato. Euclério venceu todos eles, pode-se assim dizer. Foi mais bonito do que o 1 x 0 do Botafogo sobre o PSG.

Com esse resultado, Euclério confirma o que a rua já vem sinalizando. Cariacica está cansada de quem aparece de quatro em quatro anos pedindo voto, prometendo terreno na lua, mas que, quando teve oportunidade, não fez grandes coisas pela cidade.

E esses sinais têm sido claros nos últimos anos: Helder Salomão amargando derrotas importantes em mais de 10 anos, apoiando nomes que fracassaram nas urnas. Lúcia Dornelas em 2012; Célia Tavares em 2016, 2020 e 2024; o fato de não ter eleito nenhum vereador até hoje, e também por não conseguir emplacar um deputado estadual em uma campanha casada com a sua. Helder faz política para ele mesmo. Euclério, ao que parece, não. Constrói coletivamente e vai criando uma frente ampla para consolidar o desenvolvimento econômico e social de Cariacica.

A história de Cariacica vai se dividindo entre antes e depois de Euclério. E os figurões antigos vão ficando para trás. Talvez, caiam até no esquecimento.