No último domingo de janeiro de 2025, é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Para chamar atenção para o assunto, a Unimed Sul Capixaba está com uma importante ação de conscientização, alertando clientes, colaboradores e a comunidade sobre a existência da doença, destacando que há tratamento adequado. A iniciativa busca ainda o incentivo para conhecer mais sobre o tema, por meio de um Mapa Mental ilustrativo, compartilhado pela cooperativa.
“É essencial que todos saibam que a hanseníase existe, mas que também há tratamento, é muito importante que a população conheça e entenda a doença. Nesse sentido, para auxiliar, o Mapa Mental que temos vai ajudar a esclarecer dúvidas e conscientizar mais pessoas sobre o assunto”, afirma a gestora de promoção de saúde da cooperativa, Adriana Sarzedas,
Janeiro Branco
Além de abordar a hanseníase, a Unimed Sul Capixaba também dedica o mês de janeiro à reflexão sobre a saúde mental, com ações de promoção da saúde que conectam com o Janeiro Branco. Adriana Sarzedas, explica que o objetivo das ações é proporcionar momentos de reflexão tanto para os colaboradores quanto para os clientes. “Estamos falando sobre saúde mental com ações itinerantes, com material lúdico sobre Sugadores e Doadores de energia, associando com o Dia da Gratidão”.
A dinâmica proposta visa despertar nos participantes a importância de iniciar o ano com um olhar atento sobre o que impacta a saúde mental. “As coisas simples da vida, da rotina, podem afetar nossa disposição. A dinâmica com os Sugadores e Doadores de energia faz a gente identificar onde gastamos energia e onde podemos encontrar equilíbrio”, completou Adriana.
Para o diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Fernando Lemgruber Prado Costa, as ações de conscientização são essenciais. “A Unimed Sul Capixaba é comprometida com a saúde integral. Em janeiro, trabalhamos a saúde mental e a prevenção da hanseníase como forma de cuidar das pessoas de forma ampla e responsável”, finalizou.