Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Esportes No dia: 2 de setembro de 2024
O domingo do Brasil foi mesmo especial. Nossos atletas alcançaram mais um feito histórico. Com as vitórias deste domingo, nos Jogos de Paris, somamos a extraordinária marca de 400 medalhas na história da participação brasileira nos jogos Paralímpicos. Essa conquista veio com André Rocha, que ganhou o bronze no lançamento de disco da classe F52 (atletas que competem sentados) com a marca de 19,48m.É um feito e tanto.
O Ministério do Esporte está presente de forma efetiva na vida de quase todos os atletas Paralímpicos que representam o nosso país nos jogos da França. 97% deles recebem os recursos federais assegurados pelo programa Bolsa Atleta. São esses recursos que garantem as condições mínimas para que nossos atletas possam treinar, adquirir equipamentos, ter apoio técnico, desenvolver suas habilidades esportivas e representar bem o país em competições nacionais e internacionais.
Então, o domingo em atingimos uma marca histórica na conquista de medalhas paralímpicas, é também o dia de refletirmos sobre a importância do papel do poder público na vida das pessoas que escolheram transformar seus destinos pelo caminho do esporte. São 400 medalhas conquistadas. Por trás delas, entretanto, há milhares de pessoas que dão sentido às suas vidas por meio do esporte. E isso é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade.
Para o ministro do Esporte, André Fufuca, apoiar o esporte brasileiro é meta prioritária. “Devemos investir no que comprovadamente já mostrou que deu certo, como o Programa Bolsa Atleta. E ampliar as aplicações das políticas públicas de forma a torná-las mais efetivas no propósito de promover a inclusão social de pessoas com deficiência. Esse é o nosso desafio e o nosso propósito. Assim vamos transformar feitos históricos em conquistas perenes”, celebra o ministro.