Corpo de Bombeiros Militar participa de treinamento internacional em emergências com produtos químicos perigosos


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 28 de agosto de 2024


Dois oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), participaram recentemente de um treinamento internacional especializado em emergências com produtos químicos perigosos. O curso foi realizado no Ambipar Responde Training Center (ARTC) em Nova Odessa, São Paulo, o maior centro de treinamento da América Latina para o atendimento a desastres envolvendo materiais químicos, biológicos, radiológicos, nucleares, explosivos (QBRNE) e armas de destruição em massa (WMD). Os oficiais participantes foram o capitão Marinho e o tenente Schulz

O treinamento, contou com a participação de profissionais de toda a América Latina, incluindo representantes da Marinha do Brasil, do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar/SP, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de militares da Argentina, Chile e Colômbia. As atividades envolviam simulações em cenários reais de emergências, especialmente durante o transporte de materiais perigosos por rodovias, ferrovias e vias intermodais.

Durante o curso, os participantes adquiriram técnicas avançadas em detecção, monitoramento e amostragem de produtos perigosos, além do uso de softwares de modelagem de vazamentos, materiais especializados para controle de emergências e equipamentos de proteção individual. O treinamento também abordou o uso de equipamentos avançados para o controle de vazamentos reais, permitindo aos participantes desenvolverem uma resposta ampla, segura e eficaz em emergências QBRNE e WMD. As competências adquiridas pelos oficiais estão alinhadas com as principais normas internacionais, como a NFPA 470, OSHA 1910.120 e OSHA 1926.65.

Em 2024, o CBMES incorporou ao seu portfólio de atividades a resposta especializada a emergências envolvendo produtos perigosos, conforme o Plano de Emprego publicado pela Diretoria de Operações (DOp) da Corporação. Emergências dessa natureza são classificadas como Desastres Tecnológicos, conforme previsto no Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC).

Este treinamento marca um importante avanço na capacitação do CBMES, reforçando o compromisso da corporação com a segurança e a proteção da população capixaba diante de situações de emergência complexas e potencialmente devastadoras.

 

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

 


Relações Públicas

Tenente-coronel Rassele

Capitão Magnago

Subtenente Soares

Sargento Neander

Sargento Marloyllner

Cabo Gabriel

Cabo Henrique Cruz

Soldado Priscila

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: BombeiroMilitarES

Facebook: BombeiroMilitarES

Youtube: BombeiroMilitarES

Linkedin: BombeiroMilitarES

X: BombeirosES




RELACIONADOS