Estudantes de Guaçuí ‘visitam’ Egito Antigo com óculos de realidade virtual

A imersão buscou fixar os conhecimentos, além de estimular a curiosidade e o pensamento crítico sobre a civilização egípcia.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Educação No dia: 22 de agosto de 2024


Buscando proporcionar uma experiência imersiva e interativa para os alunos, o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Monsenhor Miguel de Sanctis, localizado em Guaçuí, realizou uma visita virtual ao Egito Antigo com uso dos óculos de realidade virtual no Dia D da Tecnologia. A imersão buscou fixar os conhecimentos, além de estimular a curiosidade e o pensamento crítico sobre a civilização egípcia.

A atividade permitiu que os estudantes “viajassem” no tempo e explorassem cenários históricos de forma mais envolvente, o que pôde aumentar o interesse e a motivação para o aprendizado. Com a realidade virtual, os educandos visitaram recriações de templos, pirâmides e observaram de maneira mais realista do que por livros ou vídeos.

De acordo com a professora Lia Fernandes Nunes, a visualização em 3D de monumentos, artefatos e cenários históricos ajudou os alunos a entenderem melhor conceitos complexos, como arquitetura, urbanismo e cultura do Egito Antigo, que poderiam ser abstratos ou difíceis de visualizar em 2D. Ao “vivenciarem” o ambiente do Egito Antigo, os alunos foram incentivados a fazer perguntas, analisar detalhes e fazer conexões entre o que viam e o que já sabiam, promovendo o pensamento crítico e a reflexão.




RELACIONADOS