Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Internacional No dia: 19 de julho de 2024
O sonho de participar de uma conferência internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) está mais perto de se tornar realidade para um jovem capixaba. Essa oportunidade será concretizada por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), que vai abrir inscrição para credenciamento de jovens capixabas de 18 a 29 anos, visando à participação na MINICOP, uma simulação prática da Conferência da Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e que vai custear um dos participantes para ir a Baku, no Azerbaijão.
Os jovens capixabas selecionados para a MINICOP vão participar de uma série de atividades práticas, simulando a Conferência da ONU e representando uma nação, a fim de propor soluções relacionadas ao tema “Financiando Soluções para estabilizar o aquecimento global”. A MINICOP será realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, no Palácio Anchieta, em Vitória.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, a experiência de participar de discussões sobre o aquecimento global e de buscar soluções sustentáveis para os países envolvidos no simulado é única e transformadora para a formação político-ambiental dos jovens capixabas. Também vai, segundo ele, proporcionar às novas gerações mais comprometimento com a causa ambiental e a qualidade de vida do planeta e das organizações públicas e privadas.
“Conhecer a dinâmica de como os países se comunicam e estabelecem acordos a temas ambientais tão impactantes em níveis social, político e econômica é uma aula riquíssima de cidadania e diplomacia, além de gerar aos participantes um sentimento de pertencimento e responsabilidade singular, pois são assuntos que interferem diretamente na vida das pessoas, na biodiversidade do planeta e no comportamento de empresas e instituições”, destacou o secretário Felipe Rigoni.
Durante a execução da MINICOP, a mesa diretora que conduzirá a simulação, selecionará um(a) jovem que tenha se destacado durante o evento, e como prêmio, terá as despesas de viagem a Baku custeada, fazendo parte assim da comitiva capixaba à COP29, que vai acontecer entre os dias 11 e 22 de novembro, no Azerbaijão.
“Além de todo aprendizado da MINICOP, a Seama ainda vai selecionar um jovem ou uma jovem capixaba a experienciar em Baku uma COP real e esse prêmio é algo inédito, educativo e completamente inclusivo”, acrescentou Rigoni.
As inscrições para a MINICOP vão do dia 22 de julho até as 23h59 do dia 18 de agosto. As regras para participar da seleção, além de toda a programação e as obrigatoriedades, estão no site e no link: https://seama.es.gov.br/minicop