Chamada internacional para fomentar intercâmbio entre grupos de pesquisa do Brasil e da Bélgica é prorrogada

No Espírito Santo a Fapes vai dar apoio financeiro um projeto de pesquisa com o valor de 50 mil euros. Foto Divulgação: Freepik

Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Internacional No dia: 16 de julho de 2024


Os pesquisadores doutores do Espírito Santo que desejam realizar pesquisas em parceria com a Bélgica ganharam mais tempo para submeter propostas na Chamada Confap e WBI – Bélgica 2024. O edital é uma parceria do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Wallonie-Bruxelles International (WBI), Bélgica, e teve o prazo de inscrição prorrogado até o dia 22 de julho. No Espírito Santo, a Fapes aderiu à chamada e vai apoiar financeiramente um projeto de pesquisa capixaba.

O objetivo da chamada é apoiar projetos conjuntos de pesquisa, inovação, mobilidade de pesquisadores, missões e publicações científicas entre os países, Brasil e Bélgica. O lançamento do edital aconteceu no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU) assinado em setembro de 2020 pelo Confap e pela WBI para Cooperação Acadêmica e Científica entre a região da Valônia-Bruxelas (Bélgica) e o Brasil.

No Espírito Santo, a chamada conta com a adesão da Fapes e, com isso, pesquisadores capixabas podem participar de projetos em conjunto com pesquisadores da Valônia-Bruxela. A Fapes vai apoiar um projeto do Estado com até 50 mil euros, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). O projeto apoiado pela Fapes terá o prazo de vigência de 18 meses, podendo ser prorrogado por seis meses.

De acordo com o edital, a chamada vai apoiar projetos nas seguintes áreas temáticas:

  • Materiais Circulares
  • Inovação para uma saúde melhor
  • Inovações para produção e projetos ágeis e seguros
  • Sistemas energéticos e habitats sustentáveis
  • Gestão Ambiental Inovadora e futuras Cadeias Agroalimentares.

Requisitos para participar do edital

São exigências da Fapes para submissão de propostas: Ter titulação mínima de doutor; ser coordenador do projeto; estar em exercício efetivo da atividade de pesquisa, desenvolvimento ou inovação em Instituição de Ensino Superior ou Pesquisa, pública ou privada localizada no Espírito Santo; não estar cursando a pós-graduação ou estágio pós-doutoral fora do Estado; entre outros. Além de atender os critérios de elegibilidade dispostos na Chamada Confap & WBI – Bélgica 2024.

Clique aqui e acesse as diretrizes da Fapes com todos os detalhes para participação.

SERVIÇO: 

Prorrogação da Chamada Confap e WBI – Bélgica 2024: clique aqui e acesse o edital




RELACIONADOS