Startup apoiada pela Fapes conquista prêmio de inovação da ArcelorMittal

Foto: Divulgação: Freepik

Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Variedades No dia: 26 de junho de 2024


A startup capixaba Tecnolokid participou da 4ª edição do Programa de Inovação Digital Para o Segmento de Aços (iNO.VC), da ArcelorMIttal, e foi eleita, pela organização, a startup do ano na categoria “Externa à Grande Vitória”, recebendo um troféu de reconhecimento. A Tecnolokid é contemplada por dois editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o “Programa Centelha-ES” e “Apoio aos Clusters de Inovação Capixaba”.

O troféu iNO.VC digital tem como objetivo reconhecer os destaques do ecossistema de inovação do Espírito Santo e de Santa Catarina. A Tecnolokid é uma startup que atua por meio de uma plataforma digital na qual trabalha com tecnologia educacional ofertando programas curriculares e extracurriculares para formar estudantes com habilidades. A empresa é especializada em STEM – acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Artes.

Para Cynthia Barros, fundadora da startup, o apoio recebido do Governo do Estado, por meio dos editais da Fapes, foi importante para a conquista do troféu. “Ficamos muito felizes com a notícia e honrados com o resultado. Esse reconhecimento reflete no nosso compromisso com a transformação digital que é impulsionada graças à parceria com a Fundação”, afirmou Cynthia Barros, que também destacou que o financiamento recebido da Fapes tem sido crucial para o desenvolvimento da plataforma.

A startup é apoiada financeiramente pela Fapes por meio de dois editais de fomento à inovação, o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Centelha ES (Edital nº 02/2022), que visa estimular empreendimentos inovadores para o desenvolvimento de produtos, bens e/ou serviços ou de processos inovadores. Neste edital a Tecnolokid recebeu cerca de R$ 60 mil para fomentar a startup.

O segundo edital foi o de nº 26/2022 – Apoio aos Clusters de Inovação Capixaba, cujo objetivo é promover a competitividade dos setores que compõem os clusters econômicos capixabas, com intuito de torná-los referência econômica estadual e regional. A startup recebeu um aporte financeiro de aproximadamente R$ 74 mil.

O Programa de Inovação Digital Para o Segmento de Aços (iNO.VC)

O iNO.VC é um programa da ArcelorMittal que visa reconhecer os destaques do ecossistema de inovação. O programa realiza e recebe atividades que encorajam startups, empresas e academias a se envolverem para solucionar desafios propostos pela ArcelorMittal e dessa forma acelerar a transformação digital da empresa. Ao final os que apresentarem propostas mais inovadoras, de cada categoria presente no programa, ganham o troféu como reconhecimento.

A premiação aconteceu de forma on-line, quando os apresentadores anunciaram o nome dos 14 vencedores das categorias presentes no troféu iNO.VC, cujo objetivo é destacar os líderes da transformação digital do Espírito Santo e Santa Catarina.