Deic prende dois suspeitos de tortura e tentativa de latrocínio contra idoso

Foto: Yan Lee

Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Polícia No dia: 21 de junho de 2024


A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado em Investigações Criminais (Deic), prendeu, na última quarta-feira (12), uma mulher de 20 anos e um homem de 23 anos, investigados pela prática de tortura e tentativa de latrocínio contra um idoso de 77 anos, no dia 29 de março, no interior da fazenda da vítima, localizada na zona rural do município de Rio Novo do Sul. A prisão ocorreu no bairro Barramares, em Vila Velha.

Também foram identificadas duas adolescentes, de 16 e 14 anos, envolvidas no crime. Elas poderão responder por ato infracional análogo à tentativa de latrocínio e tortura. Os criminosos conseguiram roubar cerca de R$ 10 mil.

O resultado da investigação foi apresentado em coletiva de imprensa, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (19), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

No dia 28 de março, um dia anterior ao crime, a investigada de 20 anos, juntamente com as duas adolescentes, se deslocou à fazenda da vítima, onde já costumavam realizar alguns serviços domésticos. “Como a suspeita trabalhava na residência há um tempo, ela tinha acesso livre à casa, tinha conhecimento da rotina da vítima, além de saber que o idoso costumava guardar alta quantidade de dinheiro em espécie”, informou o chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais, delegado Gabriel Monteiro.

“As suspeitas passaram a noite na casa para dar continuidade aos serviços no dia seguinte. Porém, no dia 29 de março, a investigada de 20 anos acionou o suspeito de 23 anos e realizou o pagamento de um mototáxi de Terra Vermelha, em Vila Velha, até a residência da vítima. Importante ressaltar que o mototáxi não teve participação na execução do crime, apenas realizou a corrida”, relatou o delegado Gabriel Monteiro.

Segundo o delegado, no momento em que o suspeito chegou à casa da vítima, ele já iniciou o roubo. “O investigado chegou a dar uma paulada no idoso, amarrou as pernas, mãos e pescoço da vítima, além de desferir golpes de faca, exigindo que a vítima realizasse um depósito via pix. O idoso não estava conseguindo realizar o depósito, então informou que dentro do veículo dele havia R$ 4 mil. Os criminosos pegaram a quantia e continuaram a tortura, asfixiando a vítima. Ao final, o investigado cortou o pescoço da vítima e fechou as portas e janelas, abandonando o idoso na casa”, informou Monteiro.

“Ao averiguarmos que o suspeito de 23 anos havia se deslocado em uma motocicleta ao local do crime, começamos a utilizar o cerco de monitoramento e conseguimos identificar a placa e localizar a moto. Importante evidenciar a parceria da PRF (Polícia Rodoviária Federal) com a PCES, pois quem sai ganhando é a sociedade capixaba”, ressaltou o chefe da Delegacia da PRF da Serra, inspetor Fabrício Menezes.

O veículo e o aparelho celular da vítima também foram roubados, mas ambos já foram localizados. O dinheiro roubado ainda não foi recuperado. Em depoimento, a vítima, já recuperada, informou que acordou respirando pela traqueia e que chegou a quebrar o vidro da casa, conseguindo ser ajudado pelo caseiro da fazenda.

Os suspeitos foram localizados e presos em suas respectivas residências, no bairro Barramares, também em Vila Velha. Os detidos responderão pelos crimes de tortura e tentativa de latrocínio. O investigado já tinha passagem por tráfico de drogas.