Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Educação No dia: 14 de maio de 2024
As habilidades musicais e o trabalho em equipe para a promover a expressão artística foram pontos fundamentais que oportunizaram aos alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Monsenhor Miguel de Sanctis, em Guaçuí, a realização de um desfile pelas ruas do município, na última sexta-feira (10). A apresentação foi conduzida por estudantes que participam do Projeto Música na Rede, do Governo do Estado do Espírito Santo.
O evento teve como foco também as homenagens ao Dia das Mães, celebrado no domingo (12), fortalecendo, assim, os laços comunitários e os valores como gratidão e respeito pelas mães. “Essa experiência proporciona aos alunos um aprendizado prático e significativo, que vai além das paredes da escola, contribuindo para sua formação integral e seu desenvolvimento pessoal e social”, disse a diretora da escola, Wagna Matos Silva.
O maestro Herley de Oliveira Silva destacou que o desfile desenvolveu habilidades musicais e artísticas, trabalho em equipe e coordenação. “O momento foi um estímulo à expressão criativa. Fortaleceu os laços comunitários, bem como a participação cívica e envolvimento na comunidade escolar”, explicou.
Música na Rede
O Programa Música na Rede é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que engloba os projetos Bandas nas Escolas, Corais nas Escolas, Orquestras de Violões nas Escolas e Orquestra Jovem.
Tem como objetivo ofertar o acesso à educação musical, por meio do ensino coletivo, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social e comportamental de estudantes da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, possibilitando, assim, a formação, difusão e valorização da música de concerto, envolvendo jovens da Rede Pública Estadual de Ensino, além de realizar pesquisa que avaliem os impactos correspondentes, tanto para os alunos da Rede Estadual quanto para as políticas públicas de educação.