1º Fórum Anual da Receita Estadual discute Reforma Tributária em Vitória


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Sem categoria No dia: 18 de abril de 2024


Os desafios e as perspectivas futuras para a atuação fiscal no contexto das mudanças que serão promovidas com a Reforma Tributária estiveram no centro dos debates, durante o “1º Fórum Anual da Receita Estadual”, realizado nesta quarta-feira (17), no Sheraton Vitória Hotel, pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual.

O secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, destacou a importância do encontro. “É um espaço para discutirmos não apenas o impacto da reforma tributária, mas também para planejarmos nossas ações futuras de maneira mais estratégica e alinhada com as necessidades do Espírito Santo”, salientou.

A programação do dia teve início com a palestra magna de Rodrigo Spada, auditor fiscal da Receita Estadual de São Paulo e presidente da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (AFRESP), seguida de debate sobre a regulamentação da Reforma Tributária, com a participação dos auditores fiscais Jessé Lago dos Santos e Hudson de Souza Carvalho, gerente tributário da Sefaz.

Um dos pontos altos da programação foi o painel “Impactos da Reforma Tributária no Espírito Santo”, que encerrou a manhã de debates oferecendo um panorama detalhado dos impactos específicos para o Espírito Santo com as mudanças no sistema tributário nacional.

O painel foi mediado pelo auditor fiscal e subsecretário da Receita Estadual, Thiago Venâncio, e contou com a participação dos auditores fiscais Benicio Costa, secretário de Estado da Fazenda; Rodrigo Spada, da Receita Estadual de São Paulo; Geraldo Pinheiro, presidente do Sindifiscal; e Jessé Lago dos Santos, além do procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral.

“Quero parabenizar a Secretaria da Fazenda por esse marco que foi feito aqui nesta quarta-feira (17), neste momento histórico que estamos vivendo de reforma tributária. A administração fazendária é central neste debate, porque somos nós que promovemos a concorrência leal e a justiça social, viabilizando ao Estado os recursos para promover as políticas públicas tão necessárias, em um país com tanta desigualdade como o nosso”, disse Rodrigo Spada.

O procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral, também parabenizou a a Sefaz e a equipe da Receita Estadual pela realização do evento. “Muito pertinente o debate acerca da Reforma Tributária, tendo em vista a importância desse tema, que vai afetar a vida de toda a sociedade brasileira, bem como das administrações públicas de um modo geral. Nós, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), estaremos sempre à disposição e inseridos nesse debate, em parceria com a Sefaz e sua equipe, para buscar as melhores soluções e práticas que atendam ao interesse público”, observou.

À tarde, o auditor fiscal e subsecretário da Receita Estadual Thiago Venâncio coordenou as apresentações setoriais sobre os projetos atuais e futuros das gerências da subsecretaria. O evento não só proporcionou uma oportunidade para o intercâmbio de informações, como também fortaleceu os objetivos comuns entre os setores da Receita Estadual, na missão de fortalecer o desenvolvimento e o crescimento do Espírito Santo.

Thiago Venâncio ressaltou que a primeira edição do evento mostrou que o encontro deverá se consolidar como um importante espaço para avaliação e planejamento para a Receita Estadual do Espírito Santo. “Esse debate é fundamental para que a Receita Estadual aprimore seus procedimentos, sempre em busca de mais eficiência e inovação, com o objetivo de melhor atender o contribuinte e para que o Espírito Santo continue seguindo o caminho da excelência na gestão fiscal”, explicou Thiago Venâncio.




RELACIONADOS