Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 4 de setembro de 2023
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Rodrigo Chamoun, participou, na tarde desta sexta-feira (1º), de uma solenidade com a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra foi recebida no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), onde firmou sua adesão à Política Nacional do Poder Judiciário de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos.
O vice-presidente do TJ-ES e presidente em exercício, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, deu as boas-vindas à ministra e falou do orgulho e da honra que é recebê-la, especialmente neste momento em que se aproxima sua despedida do STF em razão de sua aposentadoria.
A ministra a generosidade com que foi recebida. “Encerrar o meu ciclo no Supremo Tribunal Federal, em setembro, com uma visita à Vitória causa uma enorme alegria, uma enorme satisfação. Tive a honra de, nesse estado, entrar em contato com um esforço, e isso de fato me sensibiliza, um enorme esforço para superação de dificuldades que nós sabemos existentes”, ressaltou.
Chamoun destacou a coragem da ministra durante sua atuação. “A ministra Rosa Weber, como presidente do STF, atuou com coragem e competência pela restauração da estabilidade das instituições democráticas brasileiras”, disse o presidente.
Governador
O governador do Estado Renato Casagrande também esteve presente no Tribunal de Justiça e afirmou que ter um sistema prisional e um sistema socioeducativo estáveis é pré-condição para que o estado possa avançar nessas políticas públicas.
“Nós temos um estado presente onde todos aqui sentam à mesa para discutir políticas de segurança pública, sistema de justiça, nós temos no Programa Estado Presente uma diretriz clara e nós vamos continuar contando com o Supremo Tribunal Federal, com o Conselho Nacional de Justiça, porque essas instituições nos dão muita segurança na nossa ação”, destacou Casagrande.
O evento ainda contou com a presença da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, do defensor público-geral do estado, Vinícius Chaves de Araújo, da presidente do TRT-17, desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina, do diretor do Foro da Justiça Federal Seção Judiciária do Espírito Santo, juiz federal Rogério Moreira Alves, além de desembargadoras e desembargadores, juízas e juízes do Tribunal de Justiça, entre outras autoridades.
Com informações do TJ-ES