Mário Louzada
É gestor ambiental, ex secretário de agricultura do ES, ex presidente do IDAF e ex secretário de meio ambiente de Cachoeiro.

A macrodrenagem em Cachoeiro e sua grandiosidade


Publicado por: Mário Louzada Em: Colunistas No dia: 18 de julho de 2023


Na política o direito de se manifestar é sagrado, todos podem e devem tornar pública suas opiniões. Mas como diz aquele velho ditado “quem fala demais da bom dia a cavalo”. Foi o que aconteceu com um jovem politico de Cachoeiro que fez um vídeo para criticar a obra de macro drenagem que está sendo executada no centro da cidade. Talvez por inexperiência o jovem videomaker chamou essa importante obra de “uma obra mixuruca”. Acho que falta informação ou sobra politicagem quando um agente político se refere à principal obra que nossa cidade recebe nos últimos 30 anos dessa forma.

A obra de macrodrenagem que se inicia lá perto do bairro km 90, passa pela Nova Brasília, Basiléia e Guandú, depois de pronta vai solucionar um problema crônico de alagamento que atinge centenas de casas e comércios nessas regiões.

Quem tem suas propriedades inundadas todos os anos por conta de uma drenagem que prefeito e governador nenhum teve coragem de fazer, sabe muito bem que não se trata de uma obra “mixuruca”, mas sim de uma obra importantíssima que irá trazer conforto, segurança e valorização dos imóveis. Toda obra de grande porte causa transtornos durante sua execução e essa da macrodrenagem não é diferente disso. O trânsito fica complicado, o comércio sofre, mas tudo isso vale a pena quando se vislumbra o resultado positivo que teremos logo ali no fim do ano. Todos poderão dormir tranquilos que seus comércios e suas casas não mais alagarão.

O governador Casagrande teve a coragem que nenhum outro governador teve. O prefeito Victor Coelho teve a ousadia que nenhum outro teve. Juntos esses dois grandes gestores se uniram e decidiram enfrentar esse grande problema de uma vez por todas, mesmo que isso cause reclamações legítimas por parte de alguns e mesmo que políticos oposicionistas tentem se beneficiar dos transtornos momentâneo causados pela obra.

Cachoeiro avança no rumo certo e em breve teremos essa magnífica obra inaugurada e com isso um grande problema resolvido.

A carruagem vai passando e quem prefere a politicagem vai dando bom dia ao cavalo. Para esses só tenho que lamentar pois, mais obras “mixurucas” estão acontecendo e outras estão a caminho, mas como disse lá no início do texto, toda manifestação é legítima e eu respeito o direito de quem prefere ter um comportamento mixuruca.