Opositores de Renato Casagrande patinam em acusações levianas e sem fundamentos


Publicado por: Redação Em: Política No dia: 7 de junho de 2022


É ano eleitoral. Comum encontrar quem tenta se promover através de discursos fáceis, rasos e, por vezes, baixos. É como aconteceu recentemente, quando o ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, abriu fogo contra o governador Renato Casagrande. No melhor estilo da velha política, Guerino disparou uma série de críticas que não ecoam na população e estão longe de representar a realidade.

A gestão de Casagrande vem recebendo elogios por diversos administradores na esfera pública e privada. O ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, chegou a dizer em uma live com o Ciro Gomes, que o Espírito Santo é outro país quando se atravessa a divisa do Rio de Janeiro para cá.

A verdade é que o Espírito Santo está, de fato, sendo bem conduzido. É lógico que todo mundo tem o direito de ser candidato e falar o que quiser, sobre quem quiser. Mas o povo sabe reconhecer uma crítica desleal, baixa e desconectada da realidade. Como é o caso de Guerino Zanon.

Se a intenção de Guerino é mirar em Casagrande para se promover, para aparecer, ganhar mídia fora de sua cidade, ele pode até ter conseguido, mas com efeito reverso. Ao tentar atingir um governador bem avaliado, ele se queima e termina falando sozinho.
Mas essa não é uma característica exclusiva de Guerino. Outros opositores de Casagrante têm tentado utilizar a mesma estratégia.

Recentemente, foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que falou demais e agora vai ter que se explicar judicialmente. Ao invés de mostrar o que tem feito como gestor da capital do Espírito Santo, prefere perder tempo falando inverdades sobre seus adversários. O jeito velho de fazer política.

Tem outro que não vale nem a pena citar, que tem esposa deputada federal, perdeu a última vez que disputou para governador e, agora, seu nome não emplaca e terá que retirar sua candidatura para garantir um palanque decente para Bolsonaro no Espírito Santo. Sua estratégia é atacar diariamente Casagrande. E isso não deu certo. O povo não comprou essa postura e não apoia seu projeto.

A mais recente, por unanimidade, os ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negaram provimento ao Agravo Interno na suspensão de liminar e de sentença e confirmaram decisão monocrática que havia cassado medida liminar que mandou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) suspender o processo de instalação dos equipamentos do Cerco Integrado e Inteligente que tem o objetivo de melhorar o combate às organizações criminosas e aumentar a segurança nas estradas do Espírito Santo, caso ficou conhecido com “pen drive”. O julgamento final do caso ocorreu no dia 18 de maio de 2022 e teve acórdão publicado no dia 1º deste mês. É mais uma vitória do Governo capixaba, que tem sido alvo de notícias falsas e denúncias vazias feitas por adversários.

Casagrande, por sua vez, segue sua rotina como governador, fazendo entregas nos 78 municípios capixabas todos os dias. Levando pacotes de investimentos históricos, que vão garantir melhor infraestrutura, educação e saúde para a população capixaba. Porque política é assim que se faz: com projetos e entregas. Mas tem gente que acha que é como jogar truco e quer ganhar no grito. Não dá.