Publicado por: Redação Em: Educação No dia: 3 de julho de 2020
Mais um município do sul do Espírito Santo se viu obrigado a demitir servidores da Secretaria Municipal de Educação. Castelo compõe a lista agora ao lado de Vargem Alta e Guaçuí. O motivo: falta dinheiro no caixa da prefeitura.
A crise já chegou para essas cidades, que veem uma queda sem precedentes na arrecadação. Não dá para manter garantir emprego, sem condição de pagar salários. É uma conta simples. Cachoeiro de Itapemirim, no entanto, vem conseguindo equilibrar essa equação e ainda não se viu diante da necessidade de fazer exonerações.
Fundeb
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é um recurso que o Governo Federal repassa para os municípios, com objetivo de auxiliar as prefeituras na oferta de serviço educacional em suas cidades. Em junho desse ano, comparado com 2019, no entanto, esse repasse reduziu cerca de 30% e algumas prefeituras foram obrigadas a fazer demissões.
Em Cachoeiro de Itapemirim, a prefeitura tem feito o esforço para garantir que não seja preciso chegar a esse ponto: o maior município da região sulina teve uma queda de 28% no repasse do Fundeb.
No acumulado dos seis primeiros meses de 2020, comparado com o ano passado, a redução do repasse fica entre 20 e 30% nos municípios capixabas. Iúna chega a ter uma baixa de 37%.
As informações são do Observatório de Finanças da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).
Clique no link abaixo e veja relatório completo dos municipios.