Em: Economia No dia: 24 de agosto de 2020
O Indicador Movimento do Comércio da Boa Vista registrou avanço de 4,5% em julho em relação a junho, na comparação dessazonalizada. No acumulado de 2020, no entanto, o índice ainda registra queda de 7,5%, enquanto no acumulado de 12 meses até julho uma queda de 3,2.
Com o novo registro, o movimento do comércio chega ao terceiro mês consecutivo de alta, após forte queda em abril. Segundo relatório da instituição, o indicador reflete uma “leve reação do varejo com as medidas de estímulo aos empresários e consumidores no combate à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus”. O texto também afirma que a expectativa para os próximos meses é que o índice continue a mostrar o comércio “bastante fragilizado” até o fim do ano.
Nos grupos que compõem o indicador, o segmento de móveis e eletrodomésticos foi o que registrou a maior alta em julho ante junho, de 12,8%. Nos 12 meses até julho, o grupo registra queda de 14%, número que é negativo em 25,9% quando se considera o acumulado de 2020 em relação aos sete primeiros meses de 2019.
Também houve alta em tecidos, vestuários e calçados (6,1%), combustíveis e lubrificantes (0,7%) e outros artigos de varejo (4,4%). A categoria supermercado, alimentos e bebidas foi a única a registrar retração na margem, com queda de 0,1%. No entanto, este segmento foi o único a apresentar alta em relação ao mesmo mês de 2019, de 4,3%.