Editorial: O PT se tornou um partido de caciques. E o Espírito Santo tem os seus!


Publicado por: Redação Em: Política No dia: 14 de março de 2022


O PT se tornou um partido de caciques. E o Espírito Santo tem os seus

O Partido dos Trabalhadores (PT) está cada vez mais distante de quem foi a motivação para que a sigla nascesse e disputasse eleições ao longo dessas décadas: os próprios trabalhadores. Uma elite acadêmica, artista, cultural, servidores públicos e que nunca pisou no chão de uma fábrica ou bateu cartão de ponto se apropriou do partido e o deixou exatamente igual aos demais, cheio de caciques.

O maior deles é o ex-presidente Lula. Que manda e desmanda. Seu desejo, para os petistas, é uma ordem. A verdade é que desde que decidiu lançar Fernando Haddad em seu lugar, em 2018, Lula demonstra que o jogo político eleitoral é mais importante do que o povo brasileiro. Afinal, já naquela época, todas as pesquisas mostravam que Bolsonaro só ganharia do candidato do PT, em um eventual segundo turno. Então, por que insistiu em manter esse projeto? Haddad, inclusive, havia perdido recentemente a reeleição para prefeito de São Paulo, em um histórico primeiro turno. Seria ele mesmo o melhor nome para disputar?

E o modus operandi do PT vai se repetindo nos Estados brasileiros. Assim como faz Lula em cenário nacional, também nas regionais, existem os donos do PT e suas tropas que servem apenas para bater continência. No Espírito Santo, quem manda é João Coser, que tem sua filha, Karla Coser, vereadora em Vitória. Ela foi escolhida como a mais atuante da Câmara Municipal, em enquete realizada por este portal de notícias.

João tem seus méritos. Sua trajetória na política é respeitável. Acumula vitórias e derrotas, como qualquer outo candidato. Mas conduz o PT a seu modo. Se buscar em um histórico recente, não vai ser difícil encontrar pessoas que deixaram o partido por estarem cansadas dessa maneira pessoalista de fazer política. E coincidentemente a única cadeira de vereador ocupada por petista na capital do Espírito Santo é, justamente, da filha de João.

O PT é assim. Acredita em salvador da pátria. E Lula cuida para que nenhuma outra liderança prospere ao seu redor, enquanto ele estiver vivo. Lula acha que foi ele quem “deu” faculdade, carro, casa e vida melhor para o povo brasileiro. Seu governo oportunizou? Sim. Mas as pessoas sempre tiveram que correr muito atrás, acumulando empregos, trabalhando de sol a sol, andando em ônibus lotado, acordando às 5h e indo dormir às 23h, para aproveitar as oportunidades que apareciam. E Lula, bem como os seus seguidores, querem tirar o mérito das pessoas, do esforço delas, como se tivessem recebido tudo de mão beijada e que a vida delas só pudesse melhorar novamente se o presidente for ele. Nenhum outro.

O PT se tornou mais um grande partido político como os demais. É por isso que a tendência é que os jovens busquem outros caminhos políticos, tanto na esquerda, quanto na direita, porque o povo antigo simplesmente não consegue largar o osso.

E enquanto petistas ficam bradando por aí que Lula vai ganhar no primeiro turno, Bolsonaro mantém o seu capital eleitoral e segue firme para a disputa. E aí, não dá para culpar o povo brasileiro por reeleger um dos piores presidentes da história, porque a rejeição ao PT e ao Lula continua grande. Muita gente votaria em Bolsonaro no segundo turno, só para não queimar a língua e ter que escolher Lula e o PT, novamente.